CURSO GESTAO CENTROS ESPIRITAS 2015


O Curso de Gestão de Centros Espíritas é voltado principalmente para dirigentes e trabalhadores das Casas Espíritas.
Serão 13 aulas, de maio até novembro, duas vezes por mês, aos sábados, das 8h30 às 12h30. 
O curso será ministrado por integrantes da USE-SP.

Sobre o curso:

Síntese, metodologia e conteúdo programático

OBJETIVO PRINCIPAL - oferecer aos dirigentes e trabalhadores das casas espíritas capacitação para melhorar o seu desempenho na administração dos recursos materiais e dos colaboradores dos centros espíritas. 
OBJETIVO ESPECÍFICO: questões básicas que envolvem a administração dos recursos materiais e dos colaboradores que compõem a Casa Espírita;  compreender os processos administrativos em geral, e especificamente os relacionados com a organização espírita; e obter uma visão atualizada da gestão de pessoas e da administração focada em resultados, sejam estes avaliados a curto, médio e longo prazos. 

Este curso foi preparado e é coordenado pela Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional da FEB e é composto de cinco (5) módulos cujos temas são: 
(I) O Centro Espírita  ( Visão Geral do Centro Espírita)  
(II) Estrutura e funcionamento do Movimento Espírita ( Movimento espírita - definições e histórico brasileiro, unificação do movimento espírita, trabalho federativo e de estrutura do movimento espírita, órgãos de unificação, missão espiritual do Brasil e Movimento espírita Internacional);
(III) A sustentabilidade financeira do CE e os Aspectos da organização jurídica do CE.
(IV) O Dirigente Espírita e os Colaboradores (a união na casa espírita, conhecimento dos integrantes da equipe, melhoria de relacionamento na equipe, o caráter do servidor do Dirigente, aprendizagem e crescimento da equipe);
(V) O Dirigente de um Centro Espírita ( Papel doutrinário-administrativo do dirigente, trabalho do dirigente, valores direcionais da atuação do dirigente, avaliar e ser avaliado, dirigente como condutor de mudanças e prestar contas hoje e amanhã );
(VI) O Dirigente Espírita e seu Processo de Trabalho (planejamento de atividades e responsabilidades, administração de tempo, reuniões produtivas, gestão de qualidade e de resultados).

METODOLOGIA
•       Aprendizagem por meio de atividades a distância e momentos presenciais;
•       Realização de trabalhos (individual ou em grupo) durante os módulos a  distância;
•       Realização de auto-avaliação individual ao final de cada módulo a distância.
•       Nos módulos presenciais: aulas expositivas, atividades vivenciais,  individuais ou em grupos de discussão, sempre buscando sistematizar o conhecimento construído pelo participante nos módulos a distância;

A existência de atividades de autodesenvolvimento a distância (fora da sala de aula) permite que o aluno adquira novos conhecimentos de forma ativa, sendo acompanhado em suas dificuldades por um facilitador dirigente que irá apoiar e esclarecer as suas dúvidas;
Estes momentos a distância farão com que o participante compareça nos momentos presenciais com mais conhecimentos e habilidades, sendo estes encontros destinados a um burilamento do que o cursista já aprendeu. 

Público-alvo: Presidentes, diretores e coordenadores de atividades de  Casas Espíritas e potenciais lideranças institucionais.
Quando: A partir de 16 de maio, nos 1ºs e 3ºs sábados por mês.  Os encontros serão aos sábados (duas vezes por mês), com 4 horas de duração cada aula, com intervalo para lanche no meio. Recepção: 8 horas . Aula das 8h30 às 12h30.

Facilitadores: Geraldo Ribeiro (Batuira), Pedro Nakano (CCDPE), Julia Nezu (USE e CCDPE), Rosana Gaspar (USE) , Maurício Romão (USE e IEE), Sílvio Costa (USE e CCDPE), Paulo Francisco (USE) e José O Ferreira (USE). Coordenação do curso: Julia Nezu. Dirigente de classe: Cláudia Dias.

Veja as datas do curso

- AULA 1: 16/05/2015
- AULA 2: 06/06/2015
- AULA 3: 20/06/2015
- AULA 4: 04/07/2015
- AULA 5: 18/07/2015
- AULA 6: 01/08/2015
- AULA 7: 15/08/2015
- AULA 8: 05/09/2015
- AULA 9: 19/09/2015
- AULA 10: 03/10/2015
- AULA 11: 17/10/2015
- AULA 12: 07/11/2015
- AULA 13: 21/11/2015
(Haverá almoço de confraternização e em seguida, o encerramento do curso com fotos e abraços de despedida).
 
Haverá entrega de certificado de presença (não é diplomação) para quem comparecer no mínimo 75% das aulas (10 do total de 13 aulas). 
Inscrições (vagas limitadas): Claudia Dias - clau.ufscar@gmail.com  e Julia Nezu -  julianezu@terra.com.br   TAMBÉM, PODERÁ SE INSCREVER NO 1º DIA DE AULA. 
(Inscrições até 2ª aula)
 




Comments