FÉ EM DEUS



(foto: site www.cefeemdeus.com.br)



Telefone: 9128-9444

Trabalhos: 
SEGUNDAS = 19h00 (Atendimento Fraterno / Fluidoterapia / Palestra / Estudos / Evangelização Infantil / Mocidade / Coral da Evangelização)

TERÇAS = 19h00 (Atendimento Fraterno / Palestra / Estudos)

QUARTAS = 19h00 (Atendimento Fraterno / Palestra / Trabalhos Mediúnicos / Estudos)

QUINTAS = 19h00 (Atendimento Fraterno / Palestra / Trabalhos Mediúnicos / Estudos)

SEXTAS = 19h00 (Atendimento Fraterno / Fluidoterapia / Palestra / Evangelização Infantil / Coral)

SÁBADOS = 12h (Aula de música)

DOMINGOS = 09h00 (Evangelização Infantil / Mocidade / Estudos)




História: 
O Centro Espírita "Fé em Deus" foi fundado na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, no dia 02 de fevereiro de 1932, por um grupo de ferroviários da extinta Estrada de ferro Sorocabana ( E.F.S. ).
A sua primeira sede social funcionou em uma casa situada na rua dos Valinhos, n.º 67 ( atual Prudente de Moraes ) , Vila Camargo- Bairro São Felipe, que pertencia ao Sr. Antônio Firmino Alves estando alugada para o Sr. Francisco Pires da Silva, ambos sócios fundadores.
No dia 02 de julho de 1935 foi formada a primeira diretoria; segue abaixo os sócios e fundadores que foram sorteados e empossados , com seus respectivos cargos:
- Presidente:.......... Sr. Francisco Ruiz Rodrigues ( Sr. Paco )
- Vice-Presidente: Sr. Francisco Paula Farias
1º. Secretário :......... Sr. Francisco Mira Martins
2º. Secretário :......... Sr. Francisco Pires da Silva
1º. Tesoureiro:......... Sr. Antônio Firmino Alves
2º. Tesoureiro:......... Sr. Eduardo Marquezini

CONSELHO CONSULTIVO
- Sr. Deusdeth da Silva
- Sr. Francisco Mira Martins
- Sr. Ignácio Bueno Penteado Filho

Os sócios na presente data eram os seguintes: Luiz Brenga, Antônio Bellini, João Ciochetti , Dácio Góes e outros tantos, no total de 41 ( quarenta e um ) sócios aproximadamente.
Em 27 de outubro de 1935 , o Centro Espírita "Fé em Deus" foi transferido para sua segunda sede social no porão do prédio da Sociedade Beneficente 25 de Julho, situada a Rua Hermelino Matarazzo, 158- Vila Ribeiro, Bairro São Felipe.
Aos 29 de março de 1938 o Centro foi transferido para a sua terceira sede social, no famoso sobradão localizado na esquina da Rua Brigadeiro Tobias com a Rua Monsenhor João Soares, n.º 206 ( centro ) no 1º. andar.
O médium era o Sr. Luiz Brenga (alfaiate profissional).
O guia espiritual ( até nossos dias ) é Thomaz Caxambu, espírito que reencarnou como escravo em sua última passagem pelo plano terra, e que viveu por mais de cem anos nessa condição.

Nesse prédio, havia uma escada que dava acesso à sala de passes e atendimento fraterno, e outras salas para trabalhos mediúnicos. Numa dessas salas, estava colocado um recipiente com água fluidificada e um bondoso irmão de nome Custódio Aleixo, era encarregado de distribui-la aos freqüentadores. Custódio Aleixo, um ex-escravo e que viveu mais de cem anos morou nas dependências do atual porão sempre prestando os trabalhos de caridade.
Finalmente, em 02 de março de 1939, foi comprado um terreno a Rua dos Bandeirante, n.º. 42 ( atual Rua Leopoldo Machado, 48- centro ), onde seria edificada a quarta e definitiva sede social do Centro Espírita 'Fé em Deus".
No início, foi construído apenas um salão, um pequenino palco e duas pequenas salas uma de cada lado. A sala do lado direito, era a tesouraria e a do lado esquerdo, a de passes . Com a primeira reforma, foi demolido o palco e as duas salas. Construiu-se em seguida o atual palco sob um porão, que atualmente abriga o Departamento de Enxoval "Benedito da Cunha"- ( um dos espíritos da Caravana do Centro ); ao lado do palco foi construído uma sala de passes .

Em 03 de janeiro de 1940, os diretores do Centro Espírita " Fé em Deus" fizeram a primeira reunião de Diretoria na nova sede social.
Foi legalizada na Prefeitura Municipal de Sorocaba a documentação referente à construção do prédio em 13 de dezembro de 1941.
Posteriormente foi construído o que é hoje a biblioteca e tesouraria. A última reforma teve início no dia 13 de junho de 1981 , ganhando o prédio a atual configuração.


Atualmente , o Centro Espírita Fé em Deus consta com os seguintes departamentos:
BIBLIOTECA - .....................................Fundada em 02-02-1932
ASSISTÊNCIA SOCIAL - ....................Fundado em 01-01-1940
CULTURAL ARTÍSTICO- ...................Fundado em 02-02-1940
ESCOLA DE EVANGELHO-............... Fundado em 27-06-1948
ENXOVAIS P/ RECÉM-NASCIDOS - Fundado em 30-06-1948 
REPRESENTAÇÕES-........................... Fundado em 22-01-1950
MOCIDADE ESPÍRITA - .....................Fundado em 06-01-1952
PREGADORES DO EVANGELHO-.....Fundado em 01-10-1953
IMPRENSA-...........................................Fundado em 03-10-1953
PRÉ-MOCIDADE-.................................Fundado em 08-02-1958
CULTURAL MUSICAL- ......................Fundado em 14-06-1959
APOSENTADOS-................................. Fundado em 13-06-1968
JURÍDICO- ............................................Fundado em 02-03-1978

Esta Casa foi construída nos alicerces Divinos, sobre a determinação de Deus e Jesus. Com a Espiritualidade Maior , se juntaram os sócios fundadores , diretores e freqüentadores para levar adiante esse trabalho.
Agradecemos aos trabalhadores que nos antecederam, pelos exemplos e experiências que nos deixaram.
A Casa de Caridade que nos oferece hoje o campo de trabalho espiritual, terá sua continuidade com os trabalhos mediúnicos , passes, atendimento fraterno, palestras, pois sabemos que é nossa tarefa, levá-los à frente. 
Com esta breve narrativa procuramos passar aos senhores freqüentadores, a história da fundação deste Centro e daqueles que iniciaram a tarefa, numa época onde não era nada fácil intitular-se "ESPÍRITA".
Agradecemos a Deus , Jesus , aos Mentores Espirituais e aos companheiros que já partiram à Pátria Maior.
Que nos auxiliem a prosseguir com a tarefa que abraçamos.

(fonte: site www.cefeemdeus.com.br)


Comments