Mediunidade





DEPARTAMENTO DE ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE

    Com a finalidade de oferecer suporte, de caráter orientador, as Casas Espíritas de Sorocaba e região além de promover encontros, palestras e seminários o Departamento de Mediunidade da USE Sorocaba desenvolve um conjunto de atividades voltadas para esse fim:

A. Orientar o Estudo e a Educação da Mediunidade visando seguir as bases mediúnicas propostas no Livro dos Médiuns por Allan Kardec, e complementadas em obras auxiliares de cunho exclusivamente espírita em relação aos fenômenos da Mediunidade;

B. Orientar quanto a organização e funcionamento dos Departamentos relativos à Mediunidade nas Sociedades Espíritas quando solicitado;

C. Realizar seminários, palestras e encontros com a finalidade do esclarecimento e do entendimento da Mediunidade.

Procurando atender ao exposto no item C, o Departamento vem desenvolvendo uma série de temas com o objetivo de proporcionar um conhecimento mais amplo e mais seguro ao trabalhador espírita na prática mediúnica. Os temas que atualmente fazem parte do seminário são descritos a seguir:


CICLO DE PALESTRAS MÉDIUNS E MEDIUNIDADE


1. O CENTRO ESPÍRITA E A FORMAÇÃO DE MÉDIUNS
A necessidade do estudo regular e sequencial é condição fundamental para a formação de trabalhadores conscientes, esclarecidos, responsáveis, capazes de exercer qualquer atividade com simplicidade, segurança e amor ao próximo, sem distorções, misticismos ou comportamentos exóticos à Doutrina Espírita. 

TÓPICOS ABORDADOS:
O Centro Espírita: características e objetivos;
O papel do Centro Espírita na formação de médiuns;
O papel do médium no Centro Espírita.


2. ANIMISMO
A comunicação mediúnica tem no médium o seu instrumento de intermediação e, forçosamente, haverá de sofrer a interveniência deste, por maior que seja o seu esforço no sentido de torná-la essencialmente do comunicante.

TÓPICOS ABORDADOS:
O processo da comunicação mediúnica;
Definição de animismo;
Fenômeno mediúnico e animismo.


3. REUNIÕES MEDIÚNICAS
É uma atividade privativa, na qual se realiza o serviço de assistência aos Espíritos necessitados e têm por objetivo o amparo e o esclarecimento. É condição essencial para que este trabalho consiga bons resultados ser formada de trabalhadores que possuam conhecimento e formação espírita compatível com a seriedade da tarefa.

TÓPICOS ABORDADOS:
Conceito, importância e finalidade;
Os participantes;
O seu desenvolvimento.


4. DIALOGADOR
O dialogador na reunião mediúnica é aquele que vai conversar com os desencarnados procurando despertá-los para uma atitude, levando-os a formar sua própria opinião e decidir por sua vontade, ainda que nada possa acontecer de imediato, pois ele precisa de tempo para absorver tudo o que acaba de vivenciar.

TÓPICOS ABORDADOS:
O objetivo do diálogo;
Princípios básicos para o Dialogador;
O cuidado nas orientações aos desencarnados.


5. PERISPÍRITO
É o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual. É por seu intermédio que o espírito encarnado se acha em relação contínua com os desencarnados; é o órgão sensitivo do espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais que escapam aos sentidos corpóreos.

TÓPICOS ABORDADOS:
Conceito, Natureza e Propriedades;
O Perispírito possibilitando a comunicação mediúnica;
O Perispírito no reencarne e no desencarne.


6. CENTROS DE FORÇA
São verdadeiras “usinas” de metabolização de energias e fluidos, distribuindo-se por todo perispírito, formando verdadeiros “sistemas” na sua estruturação. Sete deles são de maior importância, por coordenarem a metabolização de energias e fluidos em grandes áreas específicas.

TÓPICOS ABORDADOS:
Conceito;
Localização e funções;
Plexos e Centros de Força.


7. OBSESSÃO 
É a ação persistente de um espírito mau ou ignorante sobre uma pessoa. Apresenta características muito diversas, desde a simples influência de ordem moral, sem sinais exteriores perceptíveis, até a completa perturbação do organismo e das faculdades mentais.

TÓPICOS ABORDADOS:
Conceito e Classificação;
As etapas do processo obsessivo;
Tipos e formas de ocorrência e seus efeitos.


8. MEDIUNIDADE
Este é um tema que acompanha a história da humanidade, pois é assunto amplamente conhecido em todos os tempos e em todos os lugares. O Espiritismo criou essa terminologia; no entanto, não foi a Doutrina Espírita que criou o que ela representa.

TÓPICOS ABORDADOS:
Conceito e Classificação;
Fenômenos mediúnicos segundo seus efeitos;
A prática mediúnica.


9. MANIFESTAÇÕES E COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS
Os Espíritos atestam sua presença de várias maneiras, conforme sua aptidão, vontade e maior ou menor elevação. Podem ocorre por uma ação oculta, quando nada tem ostensivo ou podem também ocorrer através de ações patentes.

TÓPICOS ABORDADOS:
Tipos de manifestações;
Comunicações espíritas e comunicações mediúnicas;
Diferentes modos de comunicação.


10. MÉDIUNS
Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. 

TÓPICOS ABORDADOS:
Conceito e classificação;
Condições para se obter boas comunicações;
Médiuns imperfeitos.


O tempo de duração para cada tema é de 1h30.

    A Casa Espírita interessada em solicitar o Seminário deve entrar em contato através do email mediunidade.usesorocaba@gmail.com informando quais os temas escolhidos, sugerindo as datas e horário para a sua aplicação. 
    Outras necessidades na área mediúnica e que estão dentro dos objetivos do Departamento poderão também ser solicitadas.


- DIRETOR: Jéfiton Cordeiro
- COLABORADORES: José Eduardo Passos e Augusto Luvizotto



“Sem estudo constante da doutrina não se faz espiritismo, cria-se apenas uma rotina de trabalhos práticos que dão a ilusão de eficiência”
(fonte: livro "O Centro Espírita" - de José Herculano Pires)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


    Todo mês, o Departamento de Mediunidade publica artigos a respeito da Mediunidade.

    Clique aqui para ler os artigos.



Subpáginas (1): ARTIGOS MEDIUNIDADE
Comments