Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita - APSE

Diretor(a): Ari Campos

Componente: Antonio Jander


O Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita tem como objetivo cuidar das atividades sociais da USE Intermunicipal de Sorocaba, mas principalmente auxiliar e orientar as Instituições Espíritas, quando solicitado, nas atividades caritativas.

Outra área de atuação é o incentivo e divulgação das campanhas nacionais. Segue abaixo as campanhas com suas cores e mês, na área da saúde!

Campanha Janeiro Branco

Esta visa a conscientização da saúde mental. Já que a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo e 11,5 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde. Já os transtornos de ansiedade acometem 264 milhões (18,6 milhões no Brasil).

Campanha Fevereiro Roxo e Laranja

A cor roxa visa a conscientização do Alzheimer. Esta é um doença que afeta a memória e linguagem. Estima-se que, no mundo, 35,6 milhões de pessoas têm a doença e, no Brasil, 1,2 milhão.

Já a cor laranja visa a conscientização dos casos de leucemia, em que ocorre um acúmulo de células malignas na medula óssea – órgão responsável por produzir células sanguíneas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a estimativa de novos casos para 2018 é de 10.800.

Campanha Março Lilás e Azul Marinho

A cor lilás remete à conscientização do câncer do colo do útero. esta é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A cor azul marinho traz a conscientização do câncer colorretal, que acomete o intestino grosso e o reto.

Campanha Abril Azul e Verde

A cor azul traz a conscientização para o Autismo. O transtorno afeta cerca de 1% da população mundial. É até quatro vezes mais frequente no sexo masculino.

Já a cor verde conscientiza sobre sobre a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho. Somos o quarto país na lista das nações com maiores índices de acidentes laborais.

Campanha Maio Roxo e Amarelo

A cor roxa remete a conscientização das doenças inflamatórias intestinais. Estas atingem cerca de 5 milhões de pessoas no mundo e podem provocar câncer colorretal.

Já a cor amarela traz a conscientização dos debates sobre acidentes de trânsito, que mataram, só nos primeiros seis meses de 2018, mais de 19 mil mortes e 20 mil casos de invalidez permanente no país, segundo o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), órgão da Escola Nacional de Seguros.

Campanha Junho Vermelho

A cor vermelha nos remete à doação de sangue. Segundo análises, no inverno, os bancos de sangue sofrem redução de 30% nos estoques.

Campanha Julho Amarelo

Esta campanha visa a conscientização sobre hepatites virais. Os dois tipos mais graves, B e C, acometem 1,7 milhão e 756 mil brasileiros, respectivamente.

Campanha Agosto Laranja e Dourado

A cor laranja nos remete à esclerose múltipla. Estima-se que 35 mil brasileiros sofram com essa doença, em que as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso, causando fadiga, visão embaçada, perda de equilíbrio e outros problemas.

Já a cor dourada nos remete ao aleitamento materno. Os primeiros sete dias do mês são marcados pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, que busca conscientizar sobre a importância da amamentação.

Campanha Setembro Amarelo, Verde e Vermelho

A cor amarela aqui visa a conscientização ao combate ao suicídio. Considerado pela OMS um grave problema de saúde pública. No mundo, há mais de 800 mil suicídios todos os anos.

A cor verde vem para incentivar a doação de órgãos. Em 2016, foram registrados 2.983 doadores no país, um aumento de 5% em relação a 2015.

Já a cor vermelha aqui é para a celebração do dia 29 de setembro, que é celebrado o Dia Mundial do Coração. Além disso, o mês também chama atenção para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo todo.

Campanha Outubro Rosa

Cuja conscientização é para o câncer de mama. Além disso, este é o segundo tipo mais frequente entre mulheres em todo o Brasil (exceto na região Norte). Além disso, só em 2018, foram estimados cerca de 59 mil novos casos.

Campanha Novembro Azul

Cujo alerta vem para o câncer de próstata. Que é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil. Além disso, até o fim deste ano, espera-se detectar mais de 68 mil episódios.

Campanhas Dezembro Vermelho e Laranja

A cor vermelha é um alerta para o vírus HIV. Dados de 2017 indicam que 882.810 brasileiros vivem com o vírus da aids e cerca de 40 mil novos casos são registrados por ano. Esses índices estão subindo.

E aqui o laranja visa a conscientização do câncer de pele cuja campanha foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso esta é uma medida de prevenção do câncer mais comum no país.

Esperamos que tenha gostado do post. Para informações sobre nossos cursos entre em contato conosco.