Associação Espírita Irmão Ciríaco

Trabalhos: (Informações fornecidas pela própria Instituição Espírita, pode sofrer alterações)

SEGUNDA FEIRA = (Palestra ao Público, Atendimento Fraterno e Fluidoterapia)

TERÇAS = (Trabalho de Mediunidade)

QUARTAS = (Estudo do Livro dos Espíritos)

História:

O Centro foi fundado em 1º de Janeiro de 1957. O primeiro endereço foi na Rua Baltazar Fernandes, 294, na residência do senhor Luiz Leopoldo Mascarenhas, primeiro presidente da Casa.

Na 1ª reunião, estavam presentes ainda Jorge dos Santos e Benedito Alves Campos.

No dia 25 de janeiro, em nova reunião, foi criado o estatuto e a eleição da primeira diretoria que se constituiu: Presidente: Jorge dos Santos; Vice-presidente: Sergio Paixão; Primeiro e segundo secretário: José Marciano e Maria da Ajuda Marciano, primeiro e segundo tesoureiro: Maria Souza Santos e Nair Arruda Silva; Comissão de contas: Ovídio Batista, Jose Eugênio da Silva e Francisco Paixão.

A solenidade de inauguração do Grêmio ocorreu no mês de junho de 1957, na Rua Piratininga, 116, com presença de representantes de alguns Centros Espíritas existentes à época: Santo Agostinho, Antônio de Pádua, Irmãos da Caridade e Paz amor e Justiça.

Em 1958, o Grêmio Espírita Irmão Ciríaco filia-se a União Municipal Espírita de Sorocaba (atualmente USE-Sorocaba).

No ano seguinte, os associados discutiram por critérios de prioridades a construção da sede e a formação de uma biblioteca. O senhor Emydio Mendes de Oliveira fez a doação do terreno localizado na Vila Gabriel e propôs aos associados que passassem a escritura em cartório no nome do Centro assim que a construção estivesse pronta.

Em outubro de 1960, as reuniões públicas começaram a ser realizadas na Rua Frei Galvão, 458.

Em 1964, as atividades passaram para a Rua Ubirajara; com o desenvolvimento dos bairros e implantação do plano diretor de urbanização de Sorocaba, a Rua Ubirajara foi prolongada; devido a essa interferência urbana de readequação dos espaços públicos, a rua da sede passou para Av. Artur Bernardes, 23 onde está até os dias de hoje.