Centro Espírita João Batista

(foto: enviado por Maria Isilda Mismetti)

Trabalhos: (Informações fornecidas pela própria Instituição Espírita, pode sofrer alterações)

SEGUNDAS = 20h00 (Palestra e Passes / Evangelização Infantil)

TERÇAS = 20h00 (Grupo de Estudos e vibrações)

QUARTAS = 18h00 (Estudo e Prática da Mediunidade) / 20h00 (Atendimento Fraterno)

SEXTAS = 20h00 (Grupo de Estudos)


História:

A Casa foi fundada em 11 de maio de 1947. Inicialmente, o Centro funcionou na Rua Rangel Pestana, nº. 27 (ver mapa), no mesmo bairro onde está atualmente. Na época, um grupo de 29 pessoas em Assembleia Geral, reuniram-se para a fundação.

A primeira ata foi assinada pelos primeiros frequentadores. E após a leitura do Estatuto e a aprovação do nome do Centro, apontado pelo Sr. Antonio Ribeiro do Nascimento, foi eleita a primeira Diretoria para o período de 11/05/1.947 à 11/05/1.948.

No dia 06 de junho de 1947, o CENTRO ESPÍRITA JOÃO BATISTA foi registrado, iniciando suas atividades.

Em 29 de janeiro de 1949, mudou-se para o nº 368 da mesma rua.

Já em 25 de abril de 1949, o Sr. Antonio Ribeiro do Nascimento, comprou do Sr. André Rodrigues um lote de terreno de 300m2 pelo preço de Cr$3.500,00 (três mil e quinhentos cruzeiros) na época, onde pretendia construir o prédio do Centro.

No dia 14 de maio de 1950, o Sr. Antonio Ribeiro do Nascimento, fez a doação do terreno comprado e já quitado ao CENTRO ESPÍRITA JOÃO BATISTA e ainda fez doações de móveis e também de um relógio de parede, que se encontra atualmente em na biblioteca.

Entre setembro de 1949 e abril de 1.951 foram feitas várias campanhas e pedidos onde foram expedidas várias cartas às entidades espíritas, inclusive à UME de Sorocaba (hoje, USE-INTERMUNICIPAL DE SOROCABA) e até para entidades de outras cidades, solicitando auxílio para o levantamento das paredes do prédio.

Em 08 de abril de 1951, as atividades passaram para o novo endereço, agora em prédio próprio, onde está até os dias de hoje.

Em 25 de maio de 1952, o Sr. Antonio Ribeiro do Nascimento, residindo em seu prédio e terreno, onde funcionava o Centro, propõe a doação do referido imóvel para o CENTRO ESPÍRITA JOÃO BATISTA sendo que a Diretoria resolveu aprovar e receber o imóvel com a condição de ficar reservado ao Sr. Antonio Ribeiro do Nascimento e sua esposa Benedita Toledo, os direitos de usufrutos vitalícios enquanto na condição de encarnados.

Em 23 de novembro de 1958, foram iniciadas as atividades da Mocidade Espírita João Batista, amplamente conhecida pelas suas apresentações teatrais com a participação relevante de outras Mocidades Espíritas de Sorocaba e de outros municípios e cujas atividades foram encerradas em outubro de 1971.

Em 11 de junho de 1966, às 24 horas, desencarnou o irmão e confrade Antonio Ribeiro do Nascimento, com 79 anos de idade e sua esposa Benedita Toledo, desencarnou em 03 de setembro de 1.968. às 22 horas, também com 79 anos de idade.

Atualmente, o CENTRO ESPÍRITA JOÃO BATISTA conta com as seguintes comissões que coordenam os trabalhos da Casa:

- Comissão do Livro: biblioteca contando atualmente com um acervo de 1300 livros.

- Comissão Assistencial: Atende aos moradores necessitados do bairro e adjacências. São distribuídas mensalmente às famílias assistidas cestas de alimentos, roupas e calçados, conforme a necessidade das mesmas.

- Comissão do Bazar Beneficente: Recebe doações de objetos variados colocados para venda ou doados, conforme necessidade dos assistidos e Programação de Eventos Beneficentes para arrecadação de fundos objetivando a manutenção geral da mesma e pagamentos de impostos e taxas.

- Comissão de Orientação Doutrinária: Responsável pelo programa de Palestras, Atendimento Fraterno, Fluidoterapia, Reuniões Mediúnicas e de Vibrações, Grupos de Estudo, Cursos e Seminários da Doutrina Espírita.

(fonte das informações: diretora do CENTRO ESPÍRITA JOÃO BATISTA)